AS EMOÇÕES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UM BEST-SELLER DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD).

Autores

  • Bárbara Amaral da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

À luz da análise do discurso de linha francesa, pretendemos verificar a utilização das emoções como estratégia argumentativa para conseguir adesão do público alvo em um best-seller da Igreja Universal do Reino de Deus. Para isso, analisaremos o pathos na Introdução do livro Mulher V: moderna à moda antiga, de Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo. Embora o trabalho esteja focado nas emoções, constataremos a inter-relação entre as três provas retóricas a partir da análise da relação do pathos com o ethos e com o logos, o que será feito, principalmente, a partir de contribuições de Christian Plantin. Levando-se em consideração Ruth Amossy, ainda verificaremos a importância das condições de produção de um discurso quando analisarmos o pathos na doxa.  Por fim, refletiremos sobre alguns efeitos que podem ser gerados a partir da utilização das emoções como estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Como Citar

DA SILVA, B. A. AS EMOÇÕES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UM BEST-SELLER DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD). PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 135–151, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12035. Acesso em: 5 dez. 2021.