O GÊNERO DISCURSIVO DENTRO DA ESCOLA: DIALOGIA, AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Guilherme Brambila Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma discussão em torno da situação atual do processo de produção de textos dentro de gêneros discursivos argumentativos no ensino regular a fim de traçar parâmetros que possam esclarecer alguns requerimentos explicitados nos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio). Foi realizada uma roda de conversa com estudantes do Ensino Médio para que também dessem seu parecer sobre o assunto. A metodologia qualitativa inferencial é utilizada no intuito de refletir e refratar a realidade para que mais discussões se iniciem provenientes desta pesquisa. Baseados na perspectiva de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, este trabalho guia-se sob a luz dos conceitos da alteridade, dialogia e dos gêneros do discurso para compreender as tensões discursivas que percorrem o grupo observado para contribuir nos melhoramentos do ensino na realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Brambila, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Estudos Linguísticos, com foco em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela mesma instituição. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como língua materna e adicional. Realiza pesquisas na área de Linguística Aplicada e faz parte do GEBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos) na mesma universidade.

Downloads

Publicado

03-07-2016

Como Citar

BRAMBILA, Guilherme. O GÊNERO DISCURSIVO DENTRO DA ESCOLA: DIALOGIA, AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 44–56, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12061. Acesso em: 24 abr. 2024.