A PROEMINÊNCIA DO TÓPICO E SEUS FENÔMENOS DE CONSTRUÇÃO EM SENTENÇAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Iara Mikal Holland Olizaroski Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumo

Resumo: Diante das distintas formas de organização sintática dos constituintes proferidos no Português Brasileiro, esta pesquisa tem por objetivo analisar as que se revelam por meio dos fenômenos de construção tópica Anacoluto, pronome-cópia, Topicalização e falso Sujeito-Verbo-Objeto e se essa organização causa impactos quanto à compreensão dos enunciados. Para tanto, foram coletadas sentenças tópicas de obras da Literatura Brasileira e do Corpus do Português/2006 as quais foram consideradas de modo a evidenciar as características sintáticas relevantes quanto ao fenômeno nelas encontrado e, com base nisso, apresenta-se uma proposta de representação das possíveis composições tópicas a qual pode vir a auxiliar futuras investigações quanto ao tema em questão. A pesquisa revelou que as relações semântico-pragmáticas estabelecidas entre o tópico e a sentença comentário são suficientes para resolver supostos equívocos, não sendo, portanto, tais enunciados, difíceis de serem entendidos em seu contexto.

 

Palavras-chave: Tópico. Construções de Tópico. Português Brasileiro. Funcionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Mikal Holland Olizaroski, Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste)

Atualmente, aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, Nível de Mestrado, UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR. Possui especialização em Educação Especial (2009) e em Língua Portuguesa (2002). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Português e Inglês (1997). Tem experiência em Língua Portuguesa, atuando como docente na Rede Estadual de Educação do Paraná; em alfabetização de pessoas com surdez, atuando no Atendimento Educacional Especializado em Língua Portuguesa para Pessoa com Surdez - AEEPS, no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, da Rede Municipal de Educação de Cascavel-PR e em Libras, atuando como professora de Libras no curso de Serviço Social da Faculdade Itecne de Cascavel-PR.

Downloads

Publicado

03-07-2016

Como Citar

HOLLAND OLIZAROSKI, Iara Mikal. A PROEMINÊNCIA DO TÓPICO E SEUS FENÔMENOS DE CONSTRUÇÃO EM SENTENÇAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 152–169, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/12247. Acesso em: 19 abr. 2024.