OS EU(s) E SEUS OUTROS: OS SUJEITOS DA LINGUAGEM ESTABELECIDOS NA INTERLIGAÇÃO SEMIOLINGUÍSTICA EUc/TUi NO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

Autores

  • João Benvindo de Moura Universidade Federal do Piauí
  • Jonnia Maria Aguiar Magalhães Universidade Federal do Piauí
  • José Mágno de Sousa Vieira Universidade Federal do Piauí

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar os sujeito(s) da linguagem, o contrato de comunicação e os modo de organização enunciativo à luz da perspectiva da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2012, 2014) tendo como corpus o filme Bicho de sete cabeças. De acordo com os pressupostos de Charaudeau esta pesquisa concebe o EUc e o TUi, respectivamente como x e y. EUe são  os Roteiristas (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi) e TUd são os espectadores. O contrato de comunicação é estabelecido no momento em que os autores tornam os espectadores conhecedores dos propósitos do filme: chamar atenção quanto ao tratamento manicomial dos hospícios brasileiros. Como procedimento de análise foram selecionados cinco recortes (doravante sequências discursivas a serem abreviadas como SD) que materializaram discursiva/enunciativamente no corpus, os sujeitos enunciadores, interlocutores e destinatários das enunciações analisadas. O modo de organização enunciativo tem os protagonistas como foco enunciativo. Os concebe como seres de fala (da palavra), internos à linguagem (EUe - Neto e TUd - demais personagens ).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI onde exerce a função de Professor Adjunto no Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL em nível de graduação e Mestrado acadêmico.

Jonnia Maria Aguiar Magalhães, Universidade Federal do Piauí

Tem Especialização Lato Sensu em Terapia Cognitiva e Comportamental pela Faculdade Latino-Americana de Educação. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, bacharel em Psicologia e mestranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

José Mágno de Sousa Vieira, Universidade Federal do Piauí

Tem Especialização Lato Sensu em Linguística e Ensino e Graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. É mestrando em Letras da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Downloads

Publicado

04-12-2016

Como Citar

MOURA, João Benvindo de; AGUIAR MAGALHÃES, Jonnia Maria; SOUSA VIEIRA, José Mágno de. OS EU(s) E SEUS OUTROS: OS SUJEITOS DA LINGUAGEM ESTABELECIDOS NA INTERLIGAÇÃO SEMIOLINGUÍSTICA EUc/TUi NO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 37–50, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/13690. Acesso em: 28 mar. 2024.