A CONSTRUÇÃO DO HUMOR EM ADÃO ITURRUSGARAI: UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA DAS TIRAS DE ALINE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relacionar os estudos da Pragmática às teorias humorísticas, a fim de verificar como o humor é construído nas tiras de quadrinhos, da personagem Aline, de Adão Iturrusgarai, que são famosas por utilizar o humor sarcástico, tendo como temáticas a sexualidade, a homossexualidade e o deboche que se vê na vida em sociedade. Para tal, utilizaremos os conceitos de Grice (1982), que mostram que a interação segue o princípio da cooperação, ou seja os interlocutores estabelecem um acordo de falaram a verdade, a quantidade necessária, de modo claro e relevante. E também utilizaremos Raskin (1985) com sua Teoria de Script Semântico do Humor que pressupõe que todo texto humorístico possui dois scripts que, apesar de necessariamente distintos e opostos, são compatíveis. Assim, a partir dessas teorias, analisaremos duas tirinhas, da personagem Aline, que trazem o humor por meio da ironia, do sarcasmo, ora para chamar a atenção do leitor para reflexão sobre algumas questões culturais e sociais, ora somente para divertir, causar o riso.
Palavras-chave: Pragmática. Adão Iturrusgarai. Humor. Ironia.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS