LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Hankuk University of Foreign Studies

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar no conjunto de atividades presentes no livro didático Língua Portuguesa 7, utilizado nas turmas de 7º ano nas escolas de Timor-Leste, aquelas sugeridas para o trabalho com a produção de textos em língua portuguesa. Para tanto, executamos o mapeamento e a análise das atividades presentes no livro que se referem à produção escrita. Foram utilizados os seguintes critérios de análise: gêneros discursivos; metodologia explicitada e adequação das propostas às orientações presentes no Programa de Português: 3º ciclo do Ensino Básico (TIMOR-LESTE, 2010). Em linhas gerais, os resultados da análise apontaram que houve, em parte, apropriação das orientações presentes no Programa de Português, como a predominância do aspecto discursivo em detrimento da estrutura da língua nas atividades de escrita. Contudo, as metodologias utilizadas deixam entrever lacunas no que diz respeito ao entendimento do conceito de gênero, que é tratado, salvo poucas exceções, desvinculado do seu uso social nas situações de comunicação. Separação esta que inviabiliza sua existência em um entendimento de linguagem como interação social, tal como preconizado no Programa de Português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Hankuk University of Foreign Studies

Doutoranda em Linguística Aplicada - IEL/UNICAMP Professora de Língua Portuguesa - Departamento de Estudos Brasileiros, Hankuk University of Foreign Studies, Yongin, Coreia do Sul

Downloads

Publicado

19-07-2017

Como Citar

GUIMARÃES, Joice Eloi. LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE: ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 503–522, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15574. Acesso em: 28 mar. 2024.