O DISCURSO JORNALÍSTICO E O ENGAJAMENTO ENTRE AS VOZES: UMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO LINGUÍSTICA ENTRE REPÓRTER E ENTREVISTADO

Autores

  • Alessandra Nichele
  • Sara Cabral

Resumo

Este trabalho tem por propósito verificar, como se realiza, sob a perspectiva dagramática sistêmico-funcional de Halliday (2004), mais especificamente no subgrupo daTeoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) - o engajamento-, através das marcaslinguísticas de adesão ou de refutação do jornalista. Para tal procedimento, analisar-se-á areportagem “Trabalho com a morte – O cotidiano de profissionais que lidam com os mortos”,retirado do Caderno Mix, do jornal Diário de Santa Maria, edição publicada em 2009. Dessemodo, investigar-se-á como se apresenta o engajamento jornalístico em relação ao discursodos participantes da entrevista, retextualizado pela voz autoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-08-2011

Como Citar

NICHELE, Alessandra; CABRAL, Sara. O DISCURSO JORNALÍSTICO E O ENGAJAMENTO ENTRE AS VOZES: UMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO LINGUÍSTICA ENTRE REPÓRTER E ENTREVISTADO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/1699. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos