HIBRIDIZAÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO EM REVISTA SEMANAL

Autores

  • Caroline Francielle Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Sostenes Cézar Lima Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este estudo busca analisar as diversas formas de hibridização presentes no gênero anúncio publicitário. O estudo se dá na concepção de Gênero textuais (BAKTHTIN, 2000, 2003), Anúncio publicitário (SANT’ANNA, 2002; LARA, 2007), Hibridização nos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010; LIMA, 2013; FAIRCLOUGH, 1993), Hibridização por mescla (LIMA, 2013; KOCH E ELIAS, 2006; BHATIA, 2004; MARCUSCHI,1997), Hibridização por metáfora (LIMA, 2013) e Hibridização por intercalamento de gêneros (BAKHTIN, 1988).  Foram selecionados vinte anúncios da revista Veja que apresentavam como recurso a hibridização independente do serviço e/ou produto anunciado.  As análises feitas seguem o modelo de análise proposto pela Análise Sociorretórica de Gêneros (SWALES, 1990) e pela Análise Crítica de Gêneros (MOTTA-ROTH, 2008; BONINI, 2012; LIMA, 2013). A análise dos processos de hibridização do gênero anúncio em revistas semanais pode proporcionar esclarecimentos promissores para a área de análise crítica de gêneros, ao discutir questões sociais envolvidas nas práticas publicitárias e nas práticas de promoção ao consumo.   

Palavras chave: Hibridização, Gênero textual, Anúncio publicitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Francielle Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Aluna do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (IELT/UEG). E-mail: alves.caroline@hotmail.com

Sostenes Cézar Lima, Universidade Estadual de Goiás

Graduado em Letras e Teologia; mestre e doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa na área de Análise de Gêneros e Análise de Discurso Crítica. É docente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso Crítica, Análise Crítica de Gêneros e Educação em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

ALVES, C. F.; LIMA, S. C. HIBRIDIZAÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO EM REVISTA SEMANAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 86–104, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17679. Acesso em: 30 nov. 2021.