A NOÇÃO DE CULTURA EM EFEITOS DE SENTIDO: CAMPO DE DISPUTAS HISTÓRICO-DISCURSIVAS

Autores

  • Paula Daniele Pavan

Resumo

Neste texto, mobilizo a noção de cultura em três momentos teórico-analíticos com o objetivo de observar tanto os efeitos de sentido que produz, quanto as disputas travadas em seu campo. De início, trago uma discussão sobre os sentidos de/para cultura, partindo de seu efeito de totalidade até chegar em sua pluralidade e heterogeneidade, bem como suas divisões entre popular e erudito. Após, adentro nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso pecheutiana a fim de analisar, a partir de sequências discursivas recortadas do vídeo O que é cultura?, o modo como a noção produz efeitos de sentido no âmbito do Ministério da Cultura. O percurso realizado no texto tem como objetivo observar a noção de cultura como um campo de disputas histórico-discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Daniele Pavan

Doutora e Mestra em Letras - Área de Estudos da Linguagem, Especialidade Teorias do Texto e do Discurso - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

17-12-2017

Como Citar

PAVAN, Paula Daniele. A NOÇÃO DE CULTURA EM EFEITOS DE SENTIDO: CAMPO DE DISPUTAS HISTÓRICO-DISCURSIVAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 277–291, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17788. Acesso em: 28 mar. 2024.