ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO ESCRITA

Autores

  • Márcia ANtonia Guedes Molina Universidade Federal do Maranhão
  • Leonor Lopes Fávero Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Universidade de São Paulo

Resumo

O trabalho visa discorrer sobre o Ensino de Língua Portuguesa, em especial da Produção escrita, atualmente, no Brasil. Para isso, traz um percurso histórico, pontuando como se dava esse ensino desde o período jesuístico, chegando aos dias atuais. Mostra as mudanças por que passou o ensino, em especial, quando o centro dos estudos deixou de ser a frase para se caminhar para o texto. Sublinha a importância de os professores se valerem da tecnologia como aliada para uma aula mais envolvente e que dialogue com a função do ensino especificada nos PCN: tornar alunos cidadãos e capazes de gerir sua vida em termos leitores e escritores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia ANtonia Guedes Molina, Universidade Federal do Maranhão

Leonor Lopes Fávero, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Universidade de São Paulo

Professora Titular de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e Professora Titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Possui graduação em Letras Neolatinas pela USP (1954), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUCSP (1974) e livre-docência em Semiótica e Linguística Geral pela USP (1993). Fez estágio de pós-doutoramento, com bolsa da FAPESP, na Université de Paria VII - Denis Diderot. . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Textual, História das Ideias Liguísticas e Estudos de Língua Falada.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-12-2017

Como Citar

MOLINA, Márcia ANtonia Guedes; FÁVERO, Leonor Lopes. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E PRODUÇÃO ESCRITA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 70–83, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17836. Acesso em: 25 nov. 2024.