TEXTO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Gil Roberto Costa Negreiros Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-9161-7967
  • Gislaine Aparecida Vilas Boas Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos.

Resumo

Buscamos, neste artigo, discutir como os conceitos metafóricos e metonímicos se revelam importantes mecanismos na construção interacional de sentidos de um texto. Nosso corpus é composto por um recorte transcrito de um debate em uma aula de língua portuguesa, baseado na metodologia do Pensar alto em Grupo (PAG). Apoiamo-nos no paradigma qualitativo de pesquisa, que nos permite a inserção na análise das práticas sócio-cognitivo-interacionais envolvidas no evento de leitura. Os dados mostram que os conceitos metafóricos e metonímicos desempenham um papel crucial na construção das leituras entre os participantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Roberto Costa Negreiros, Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Letras Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa “Linguagem e Interação”). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Análise da Conversação, Análise do Discurso, Sociolinguística e Linguística Histórica. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Lingua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Gislaine Aparecida Vilas Boas, Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos.

Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (2005) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Tem experiência no ensino de línguas portuguesa e inglesa em cursos de graduação, técnicos e em cursos do ensino básico (fundamental e médio). É membro do Grupo de Pesquisa GEIM (Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora) desde 2008. Atualmente, atua nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa no Instituto Federal Farroupilha.

Downloads

Publicado

2017-12-25

Como Citar

NEGREIROS, G. R. C.; VILAS BOAS, G. A. TEXTO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 193–205, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17864. Acesso em: 30 nov. 2021.