Dialogismo E Literatura: Contribuições Para A Formação Do Leitor Crítico Na Educação Básica
Resumo
O artigo em tela está centrado na análise acerca da contribuição do discurso literário, à luz do dialogismo do Círculo de Bakhtin, para a formação do leitor crítico na educação básica. Propõe um diálogo teórico entre alguns autores representativos do campo da educação literária e algumas proposições da matriz dialógico-discursiva do Círculo de Bakhtin nas práticas de leitura desenvolvidas no contexto escolar. O texto organiza-se em três seções que apresentam respectivamente uma breve contextualização das produções literárias em sua importância e funcionalidade no ambiente pedagógico, o necessário entrecruzamento teórico entre o pilar dialógico que embasa a arquitetura bakhtiniana e os recursos da linguagem ficcional, além de possíveis caminhos para o trabalho com a leitura pautado no viés bakhtiniano da linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS