Sujeito Em Bakhtin: Autoria E Responsabilidade
Resumo
O artigo apresenta a concepção de sujeito pressuposta pelo Círculo bakhtiniano, bem como a perspectiva filosófica que norteia a proposta bakhtiniana que concebe o ser constituido na eventicidade. Toma como fundamento básico a obra Para uma filosofia do ato em que Bakhtin assevera ser o ato sempre uma resposta que comporta uma unidade constituída tanto do sentido quanto do fato, do individual e do universal, do ideal e do real. O ato é a concretização, é a passagem de uma possibilidade (potencialidade) para o que se realiza de maneira única, irrepetível, com uma autoria, assinatura, que não permite, para acessar sua essência, a divisão de seu sentido objetivo do processo subjetivo de sua execução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PERcursos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS