Uma Leitura Dialógica Da Verbo-Visualidade Dos Signos “Nordeste” E “Popular” No Fascículo “João Do Vale”, Na Coleção Nova História Da Música Popular Brasileira (1977)

Autores

  • benedita frança sipriano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • João Batista Costa Gonçalves

Resumo

Em especial nas décadas de 1960 e 1970, a partir do confronto entre uma diversidade de vozes sociais e de um horizonte de valores compartilhados na esfera musical, a obra do cantor e compositor maranhense João do Vale (1934-1996) se consolidou como uma das expressões do “Nordeste” e do “popular” na música brasileira. Tomando como referencial teórico-metodológico a Análise Dialógica do Discurso, este trabalho objetiva fazer uma leitura verbo-visual sobre a produção dos sentidos dos signos ideológicos “Nordeste” e “popular”, por meio da análise do fascículo João do Vale, da Coleção Nova História da Música Popular Brasileira (1977). Mobilizando, em especial, as categorias bakhtinianas heteroglossia, horizonte social de valores, posicionamento axiológico e exotopia, esta leitura volta-se para a análise dos efeitos de sentido produzidos, naquela conjuntura sócio-histórico-ideológica, a partir da articulação entre a dimensão visual e os recursos linguístico-discursivos. Por fim, pode-se ressaltar, a partir do material em análise, que há uma construção heterogênea dos sentidos de “Nordeste” e “popular”: o “Nordeste” é uma fonte do “popular”, desde que se entenda esse “popular” não apenas como lugar de miséria ou do homem “ingênuo”, mas como espaço de transformação. Assim, a “voz do sertão” é também “voz de resistência”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

benedita frança sipriano, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE
(Universidade Estadual do Ceará ), na linha de pesquisa Estudos Críticos da
Linguagem. Mestre em Linguística Aplicada (UECE). Especialista em Ensino de
Língua Portuguesa (UECE). Graduada em Letras - Português/ Literatura
(UECE) e em Comunicação Social - Jornalismo - UFC (Universidade Federal do
Ceará). Analista Legislativo (Revisor de Texto) da Assembleia Legislativa do
Estado do Ceará. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de
Ensino de Fortaleza.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-09-2018

Como Citar

SIPRIANO, Benedita frança; COSTA GONÇALVES, João Batista. Uma Leitura Dialógica Da Verbo-Visualidade Dos Signos “Nordeste” E “Popular” No Fascículo “João Do Vale”, Na Coleção Nova História Da Música Popular Brasileira (1977). PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 172–190, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20370. Acesso em: 24 abr. 2024.