Comentários Sobre O Círculo De Bakhtin E Vygotsky Para Uma Concepção Dialógica De Educação

Autores

  • Adail Sobral Ucpel
  • Karina Giacomelli Ufpel

Resumo

Fazemos aqui considerações sobre trabalhos de Vygotsky e do Círculo de Bakhtin a fim de dar indicações daquilo que denominamos uma concepção filosófico-discursiva de educação, fundado nesses dois autores. A nosso ver, essa possível concepção, longe de ser um subproduto de suas respectivas pesquisas, constitui precisamente o fundamento de suas propostas, que, sem esses elementos, só podem ser compreendidas de maneira parcial. Embora esses estudiosos não costumem ser considerados teóricos, ou pensadores, da cultura e da educação, há em seus trabalhos uma profunda reflexão sobre a cultura e a educação, de cunho filosófico e discursivo, uma vez que, neles, a linguagem se define concretamente como agir discursivo dos sujeitos na sociedade e na história, como instrumento de “construção” e “apreensão” do mundo, algo que sem dúvida contribui para pensar uma possível educação dialógica, uma educação que explore de fato as possibilidades de diálogo na escola.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

Comentários Sobre O Círculo De Bakhtin E Vygotsky Para Uma Concepção Dialógica De Educação. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 12–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636. Acesso em: 12 jun. 2025.