Comentários Sobre O Círculo De Bakhtin E Vygotsky Para Uma Concepção Dialógica De Educação

Autores

  • Adail Sobral Ucpel
  • Karina Giacomelli Ufpel

Resumo

Fazemos aqui considerações sobre trabalhos de Vygotsky e do Círculo de Bakhtin a fim de dar indicações daquilo que denominamos uma concepção filosófico-discursiva de educação, fundado nesses dois autores. A nosso ver, essa possível concepção, longe de ser um subproduto de suas respectivas pesquisas, constitui precisamente o fundamento de suas propostas, que, sem esses elementos, só podem ser compreendidas de maneira parcial. Embora esses estudiosos não costumem ser considerados teóricos, ou pensadores, da cultura e da educação, há em seus trabalhos uma profunda reflexão sobre a cultura e a educação, de cunho filosófico e discursivo, uma vez que, neles, a linguagem se define concretamente como agir discursivo dos sujeitos na sociedade e na história, como instrumento de “construção” e “apreensão” do mundo, algo que sem dúvida contribui para pensar uma possível educação dialógica, uma educação que explore de fato as possibilidades de diálogo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2018

Como Citar

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Comentários Sobre O Círculo De Bakhtin E Vygotsky Para Uma Concepção Dialógica De Educação. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 12–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636. Acesso em: 4 nov. 2024.