Impactos Do Rompimento Da Barragem Da Samarco/Vale/Bhp Billiton: A Organização Descritiva De Notícias De Jornais De Mariana (Mg), Governador Valadares (Mg) E Linhares (Es)

Autores

  • Lúcia Magalhães Torres Bueno Universidade Federal de Viçosa
  • Mônica Santos de souza Melo Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

Este trabalho busca descrever e analisar a organização descritiva de notícias que trouxeram informações iniciais sobre o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco/Vale/BHP Billiton, ocorrido em Mariana (MG). O corpus compõe-se de seis notícias de novembro de 2015 selecionadas em jornais de três municípios atingidos pelo rompimento da barragem: O Liberal, (Mariana-MG), Diário do Rio Doce (Governador Valadares-MG) e O Pioneiro (Linhares-ES), analisadas de acordo com a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. O Modo de Organização Descritivo contribui para a construção de sentido da organização discursiva. As notícias apresentaram uma forte dimensão descritiva. Através dos componentes Nomear, Localizar-Situar e Qualificar, foram apontados alguns impactos do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (MG), Governador Valadares (MG) e Linhares (ES).  A organização descritiva promoveu a construção de uma visão mais objetiva do mundo, com pouca representatividade das vítimas, já que  privilegiou a nomeação de representantes de  instituições políticas, judiciárias e de órgãos ambientais; promoveu  pouco destaque para as empresas causadoras do desastre, pois não foram citados os nomes das empresas Vale e BHP Billiton (controladoras da Samarco);  e também  não destacou a responsabilização pelo desastre, pois as causas não foram o foco das notícias, e, sim, as consequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Magalhães Torres Bueno, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Linguística do Texto e do Discurso, na área de Linguística, no Programa de Mestrado em Letras da UFV.

Mônica Santos de souza Melo, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Professora Titular do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

MAGALHÃES TORRES BUENO, Lúcia; MELO, Mônica Santos de souza. Impactos Do Rompimento Da Barragem Da Samarco/Vale/Bhp Billiton: A Organização Descritiva De Notícias De Jornais De Mariana (Mg), Governador Valadares (Mg) E Linhares (Es). PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 120–140, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/26921. Acesso em: 24 abr. 2024.