O Estudo De Caso De Um Projeto De Ensino De Língua Inglesa Para Crianças: O Espectro De Uma Formação E Suas Consequências Para Os Professores
Resumo
RESUMO: Este estudo, baseado nos resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, tem por objetivo apresentar a análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de língua inglesa do projeto Early Bird – programa resultante de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura e Educação da Holanda –, cujo objetivo era introduzir a língua inglesa para alunos do 1º ao 5º anos de algumas escolas públicas estaduais paulistanas. Apoiado nos conceitos de saberes docentes e de profissionalização do ensino (TARDIF, 2001, 2013a, 2013b; SHULMAN, 1986; entre outros), um dos eixos temáticos discutidos na dissertação é aqui apresentado: as impressões dos professores quando esses tomaram conhecimento do projeto e de sua proposta metodológica. As discussões analisam como esses docentes se relacionaram com a (pouca) informação que lhes foi dada sobre o projeto e investigam as consequências que o suposto método acarretou para suas práticas. Dessa forma, por meio de perspectiva qualitativa, tendo por procedimento metodológico o Estudo de Caso, o debate então proposto aponta para um retrocesso na profissionalização docente na área do ensino e aprendizagem da língua inglesa para crianças e, também, para as delimitações pouco claras que essas ações podem traçar para a formação de professores.
PALAVRAS-CHAVE: Língua inglesa para crianças. Profissionalização docente. Formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS