O ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: O ESPECTRO DE UMA FORMAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PROFESSORES

Autores

  • Emanuelle Perissotto de Assis Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

RESUMO: Este estudo, baseado nos resultados de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, tem por objetivo apresentar a análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de língua inglesa do projeto Early Bird – programa resultante de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura e Educação da Holanda –, cujo objetivo era introduzir a língua inglesa para alunos do 1º ao 5º anos de algumas escolas públicas estaduais paulistanas. Apoiado nos conceitos de saberes docentes e de profissionalização do ensino (TARDIF, 2001, 2013a, 2013b; SHULMAN, 1986; entre outros), um dos eixos temáticos discutidos na dissertação é aqui apresentado: as impressões dos professores quando esses tomaram conhecimento do projeto e de sua proposta metodológica. As discussões analisam como esses docentes se relacionaram com a (pouca) informação que lhes foi dada sobre o projeto e investigam as consequências que o suposto método acarretou para suas práticas. Dessa forma, por meio de perspectiva qualitativa, tendo por procedimento metodológico o Estudo de Caso, o debate então proposto aponta para um retrocesso na profissionalização docente na área do ensino e aprendizagem da língua inglesa para crianças e, também, para as delimitações pouco claras que essas ações podem traçar para a formação de professores.

PALAVRAS-CHAVE: Língua inglesa para crianças. Profissionalização docente. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

PERISSOTTO DE ASSIS, E. O ESTUDO DE CASO DE UM PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: O ESPECTRO DE UMA FORMAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PROFESSORES. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 23, p. p.61–77, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27976. Acesso em: 5 dez. 2021.