A BNCC SOB A PERSPECTIVA DO(S) LETRAMENTO(S): UMA ANÁLISE DO COMPONENTE DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Mariana Backes Nunes UNISINOS
  • Manuela da Silva Alencar de Souza UNISINOS
  • Marília dos Santos Lima UNISINOS

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido alvo de constantes debates nos últimos anos por ter adquirido caráter prescritivo frente à construção curricular da escola básica, articulando, consequentemente, mudanças na própria formação de professores. A sua terceira versão apresentou desafios ainda maiores, sendo alvo de duras críticas, o que firma a necessidade de mantermos vivos diálogos sobre o documento. Assim, o presente trabalho busca analisar mais especificamente o componente Língua Inglesa, presente nos documentos da Base referentes ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, examinando-o em sua integração com o todo da área das linguagens, à luz da teoria dos Novos Estudos de Letramento, proposta por Street (2003), e do conceito de letramento crítico pela perspectiva de Tagata (2017).

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

BACKES NUNES, M. .; DA SILVA ALENCAR DE SOUZA, M. .; DOS SANTOS LIMA, M. A BNCC SOB A PERSPECTIVA DO(S) LETRAMENTO(S): UMA ANÁLISE DO COMPONENTE DE LÍNGUA INGLESA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 22, p. p.48–69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/28230. Acesso em: 6 dez. 2021.