A estruturação predicativa sob a ótica minimalista: representação do aspecto gramatical e lexical no módulo mental

Autores

  • Glaucia do Carmo Xavier Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa dedica-se ao entendimento da representação mental do aspecto gramatical e lexical. Pesquisas mais recentes, sobre formação da sentença, (Arad, 1996; Smith, 1997; Verkuyl, 2003; Wachowicz, 2006) têm mostrado a relação estreita entre a estruturação predicativa e o aspecto verbal. Compreende-se, hoje, que as noções aspectuais lexicais estão diretamente ligadas ao predicado da sentença e aos itens vindos do léxico, as quais se chamam de interface sintática-léxico semântica. Este trabalho buscou, sob a perspectiva minimalista (Chomsky, 1995; Radford, 2004) responder as seguintes questões: de que maneira a relação entre argumentos internos e predicador influencia na formação do aspecto lexical? Como se dá a representação do aspecto gramatical e lexical no módulo mental? Além de sintagmas verbais e flexionais, há a necessidade de um sintagma aspectual? Após a análise de 320 sentenças retiradas do acervo do NURC, e cruzamento de dados entre tipologia verbal, argumentos internos, aspecto gramatical e lexical, no programa de dados Varbrul, o trabalho sugere uma estrutura sintática, com sintagmas aspectuais, capaz de abarcar os aspectos gramaticais e lexicais sem descaracterizar os pressupostos minimalistas. A estrutura é apresentada por meio de representação arbórea com os sintagmas aspectuais necessários para acomodar os traços vindos do léxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia do Carmo Xavier, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorado em Linguística e Lingua Portuguesa (PUC-MG), Mestrado em Educação (PUC-MG), professora do IFMG, nível d carreira D4 (associado),  de língua portuguesa, com dedicação exclusica. Líder do grupo de pesqusia GEALI, certificado pelo CNPq. Atualmente, executa pesqusia de pós-doutorado na UFF.

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

XAVIER, G. do C. A estruturação predicativa sob a ótica minimalista: representação do aspecto gramatical e lexical no módulo mental. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 24, p. 72–91, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/28875. Acesso em: 9 dez. 2021.