YOUTUBE COMO REDE SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Márcia Aparecida Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Izidio Dias de Carvalho Junior Universidade Estadual de goiás

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a plataforma YouTube como rede social e espaço útil à aprendizagem autônoma de língua inglesa. Esta pesquisa não tem a pretensão de afirmar que a disponibilidade online de material de qualidade seja suficiente para formar alunos mais autônomos. Concebemos aqui a ideia de que o YouTube é uma plataforma em potencial para tal, mas temos a noção de que há um perfil específico para o aluno que poderia se beneficiar com o uso dessa ferramenta. Para o embasamento teórico desta pesquisa nos valeremos da acepção de rede social em Recuero (2009) e buscaremos, principalmente em Leffa (2003), Paiva (2005) e Wisniewska (1998), um ponto de partida para entendermos de que maneira ocorre o processo de autonomia na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izidio Dias de Carvalho Junior, Universidade Estadual de goiás

Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Universitária de Iporá. Enquanto bolsista de Iniciação Científica desenvolveu pesquisas sobre: tecnologias digitais e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Atua como professor de Língua Inglesa na Oaktree English School desde 2018 e também atuou como monitor/professor voluntário de Língua Inglesa no Centro de Idiomas da UEG de Iporá nos níveis básicos I, II e III (2017-2 / 2019-1)

Downloads

Publicado

2020-07-12

Como Citar

SILVA, M. A.; DIAS DE CARVALHO JUNIOR, I. YOUTUBE COMO REDE SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 24, p. 126–147, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/28964. Acesso em: 25 jan. 2022.