O HUMOR NOS STICKERS DO WHATSAPP

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar como se dá a produção do humor nos stickers do WhatsApp. Stickers ou figurinhas, formas como o fenômeno é nomeado, são textos divertidos, compostos por enunciados verbais e/ou enunciados não verbais, que têm sido comumente postados nas trocas de mensagens feitas entre usuários dessa rede social. No estudo desse enunciado multimodal, consideramos a hipótese de que algumas técnicas de gerar humor são mais peculiares à sua constituição, caso do détournement, da ironia e do duplo sentido.  Desse modo, os pressupostos teóricos que fundamentam as análises aqui empreendidas são os estudos que discutem esses recursos da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/CAr). Membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA). Líder do GETHu - Grupo de Estudos sobre Textos Humorísticos (CNPq).

Lídia Kogawa, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Letras do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil. Pesquisadora em nível de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Como Citar

CARMELINO, A. C.; KOGAWA, L. O HUMOR NOS STICKERS DO WHATSAPP. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 24, p. 185–204, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30065. Acesso em: 5 dez. 2021.