Da Palavra Viva À Palavra De Ordem: Uma Leitura Da Agitação E Propaganda A Partir Do Contexto Russo-Soviético
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30302Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as noções de agitação e propaganda a partir de um de seus produtos, a palavra de ordem. Para isso, partimos das leituras de Valentin Volóchinov, notadamente de Marxismo e Filosofia da Linguagem (2018), O que é a linguagem/língua? (2019) e A palavra e sua função social (2019). Apoiamo-nos igualmente nos estudos desenvolvidos por Zandwais (2019) sobre a propaganda política em diferentes contextos, nas considerações a respeito da noção de “palavra viva” desenvolvidas em Brandist (2016) e nos estudos dedicados ao Círculo de Bakhtin de Tchougounnikov (2005). Tomamos como base, ainda, os textos A propósito das palavras de ordem (2005), Teses de abril (2005) e Que fazer? (1982), todos de Vladímir Lênin. Como objeto de análise, selecionamos as palavras de ordem “todo poder aos sovietes” e “paz, pão e terra”. Pretendemos, através da análise, debater como os princípios políticos de agitação e propaganda se fazem ver da noção de “palavra viva”. A partir das reflexões feitas, buscamos compreender o poder da palavra de ordem com base no contexto russo-soviético, considerando o período histórico entre os preparativos para a Revolução Russa e o período de produção intelectual de membros do Círculo de Bakhtin.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS