“NOVA(S) DESCOBERTA(S) DO NOSSO BAIRRO”

LETRAMENTO COMUNITÁRIO, GÊNEROS DISCURSIVOS E AÇÃO SOCIAL

Autores

  • Alana Driziê Gonzatti dos Santos IFRN
  • Maria do Socorro Oliveira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30349

Resumo

Considerando a relevância da articulação entre as esferas escolar, familiar e comunitária, esta comunicação tem como objetivo discutir impactos de um projeto de letramento comunitário (PLC) no redimensionamento de práticas de fala, leitura e escrita no espaço escolar, a partir de enunciados produzidos por colaboradores no âmbito do projeto em análise. O aporte teórico desta investigação parte dos Estudos de Letramento, em especial a práticas de letramento e PLC, do Círculo de Bakhtin e da Nova Retórica, no que tange a considerações sobre os gêneros discursivos. A partir do paradigma qualitativo e da abordagem etnográfico-crítica, a geração de dados ocorreu em uma escola pública da capital potiguar, na promoção de ação de extensão, materializada como um PLC, intitulada “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: escola, família e comunidade”, tendo como colaboradores discentes de uma turma de primeiro ano de ensino fundamental, membros da equipe escolar, familiares de alunos e agentes comunitários do bairro de Nova Descoberta, onde a escola é situada, e de seu entorno. A ação teve como produto um e-book, em que os saberes locais dos colaboradores estão apresentados a partir de suas produções, orais, escritas e multissemióticas, em gêneros discursivos como relatos, entrevistas, apresentação, histórias, comentários e outros. A análise desses enunciados demonstra, entre diferentes aspectos, as questões sociais próprias do bairro, os interesses e as motivações dos sujeitos da pesquisa, as implicações do PLC na aprendizagem, a distribuição de tarefas em trabalhos colaborativos, o papel da escrita de promover acesso a novos mundos e as experiências culturais construídas a partir dos discursos dos colaboradores, mobilizados como ferramentas de atuação na vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Driziê Gonzatti dos Santos, IFRN

Alana Driziê Gonzatti dos Santos é professora efetiva de língua portuguesa e literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Macau, Rio Grande do Norte, Brasil. É Doutoranda e Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria do Socorro Oliveira, UFRN

Maria do Socorro Oliveira é professora titular do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. É Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

GONZATTI DOS SANTOS, A. D.; OLIVEIRA, M. do S. “NOVA(S) DESCOBERTA(S) DO NOSSO BAIRRO”: LETRAMENTO COMUNITÁRIO, GÊNEROS DISCURSIVOS E AÇÃO SOCIAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 422–434, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30349. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30349. Acesso em: 18 jun. 2021.