Influência Espaço-Temporal Nas Pesquisas Científicas Da Revista Linguagem E Ensino

Autores

  • ALBANYRA DOS SANTOS SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30552

Resumo

A lógica virtual universalizada e materializada na realidade não concreta, têm produzido significativas transformações na dialética da relação do sujeito com o mundo, revolucionando todas as dimensões da vida humana, inclusive as práticas sociais de interação em espaços educacionais. É pensando nas interações sociais que ocorrem nesses espaços e em como as práticas de leitura e escrita são influenciadas pelo uso das tecnologias na contemporaneidade, que este estudo objetiva compreender a constituição espaço-temporal das pesquisas que tratam da relação tecnologia, linguagem e ensino, publicadas na Revista Linguagem e Ensino, nos últimos 10 anos. Adotamos como base teórica estudos sobre cronotopia (BAKHTIN, 2011, 2014; BEMONG, et al, 2015; MACHADO, 2010) e estudos sobre o universo virtual (LEVY, 2010, 2011; LEMOS, 2003; LIPOVETSKY; CHARLES, 2004; ROJO; BARBOSA, 2015). Durante o período de 2008 a 2017, destacamos 38 publicações sobre o uso das tecnologias nas aulas de línguas e analisamos quais os espaços educacionais influenciaram na constituição dos objetos de estudo. Dos resultados, ressaltamos que os tempos hipermodernos se manifestam nos espaços educacionais, sejam eles os espaços escolares, acadêmicos, ciberespaço, ciberescola ou ciberacadêmico, e ainda que esses estudos trazem contribuições relevantes para pensarmos as práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

SOUZA, ALBANYRA DOS SANTOS. Influência Espaço-Temporal Nas Pesquisas Científicas Da Revista Linguagem E Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 435–449, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30552. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30552. Acesso em: 18 nov. 2024.