O Ato De Nomear No Discurso De Ódio Contra A Mulher

Autores

  • Ângela Alves de Araújo Barbosa UNICAP
  • Richardson Silva Universidade Católica de Pernambuco/Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem
  • Denise Lima Gomes da Silva Universidade Católica de Pernambuco/Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30687

Resumo

O ato de nomear é um processo marcado pela constituição de alteridade, em que o outro constitui nosso horizonte social (MOIRAND, 2004; SIBLOT, 1998, 2007). As palavras selecionadas para nomear o outro são carregadas de posicionamentos, apreciações e/ou ideologias. Ao referirmos o nosso outro pela nomeação, dizemos mais de nós mesmos, pois há uma tomada de posição por aquele que nomeia, uma definição de si, sendo este outro uma imagem ou objeto do discurso a ser referido. Considerando como o outro, a mulher vitimizada pela violência pelo fato de ser mulher, objetivamos analisar a nomeação do corpo feminizado no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher até a culminância do feminicídio, cujas agressões são carregadas pelo discurso de ódio. Temos por questionamento, portanto, como a mulher é nomeada no discurso de ódio pelo autor da agressão, no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, até a culminância do feminicídio? Nosso estudo está inserido na teoria dialógica da linguagem, com bases conceituais no dialogismo, no princípio da alteridade, no posicionamento, no ponto de vista e na apreciação dentro da concepção da nominação e do discurso do ódio, que impera no contexto violento, contra a resistência da vítima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Silva, Universidade Católica de Pernambuco/Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisa em desenvolvimento na linha da Análise do Discurso Crítica. Professor universitário filiado à UniFBV | Wyden.

Denise Lima Gomes da Silva, Universidade Católica de Pernambuco/Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem

Pós-doutora em Ciências da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graudação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Peranambuco.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

ALVES DE ARAÚJO BARBOSA, Ângela; SILVA, Richardson; LIMA GOMES DA SILVA, Denise. O Ato De Nomear No Discurso De Ódio Contra A Mulher. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 247–258, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30687. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30687. Acesso em: 19 abr. 2024.