Gestualidade Em Perspectiva Dialógica: Apontamentos Nos Textos Volochinovianos De 1926 E 1930

VOLOCHINOV’S NOTES IN TEXTS OF 1926 AND 1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30692

Palavras-chave:

Gestualidade, Volóchinov, Ensaios de 1926 e 1930, Enunciado

Resumo

RESUMO: O presente artigo objetivou refletir acerca dos principais apontamentos teóricos sobre gestualidade desenvolvidos por Volóchinov em dois de seus textos da primeira metade do século XX: A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica (1926) e A construção do enunciado (1930). Como aporte teórico, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin, especialmente as considerações de Valentin Volóchinov. Utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica, uma vez que nos apoiamos nos referidos ensaios já publicados para sistematizar ideias teóricas e desenvolver reflexões acerca da temática da gestualidade. Salientamos que, no decurso das nossas reflexões, fizemos uso de algumas charges que nos auxiliaram no processo de construção da nossa argumentação. Os resultados revelaram que, ao construir os ensaios, Volóchinov aborda, mesmo que brevemente, questões sobre a gestualidade. Em A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica, verificamos que a gestualidade está diretamente ligada à noção de extraverbal, bem como ao caráter compartilhado e subentendido das avaliações de um dado grupo social e à personificação do terceiro participante. Já em A construção do enunciado, observamos que a gestualidade se relaciona à noção de réplica (resposta) e à ideia de orientação social do enunciado.

PALAVRAS-CHAVE: Gestualidade. Volóchinov. Ensaios de 1926 e 1930. Enunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Pratini Bernardo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

É doutorando e mestre (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB). Possui graduação em Letras (2014) pela instituição citada. Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - campus Santa Rita, atuando como docente do Ensino Técnico-profissionalizante e da Educação Superior a Distância. É integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI-UFPB) e desenvolve pesquisas com base na Teoria Dialógica da Linguagem proveniente dos pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e o Círculo. Tem interesse por estudos cujo foco seja o discurso religioso nas modalidades oral e escrita da Língua Portuguesa.

Francelino, Pedro Farias. , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É Professor Associado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição. Foi vice-coordenador do GT Anpoll Estudos Bakhtinianos (biênio 2014-2016) e Coordenador desse grupo no biênio 2016-2018. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (CNPq/UFPB). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

SILVA, Michel Pratini Bernardo da; FRANCELINO, Pedro Farias. Gestualidade Em Perspectiva Dialógica: Apontamentos Nos Textos Volochinovianos De 1926 E 1930: VOLOCHINOV’S NOTES IN TEXTS OF 1926 AND 1930. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 20–33, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30692. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30692. Acesso em: 19 abr. 2024.