A Dinâmica Da Construção De Sentidos No Interior Dos Intertícios Das Formações Discursivas, Dos Acontecimentos E Das Assemblagens
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30698Resumo
Este trabalho consiste no estudo de um de cartaz encontrado em praça pública depois de uma manifestação em defesa da liberdade sexual e de gênero. Objetiva-se discutir o processo de construção de sentido, refletindo-se sobre o enunciado do cartaz que manifestava apoio à luta, e o fazia em nome do amor cristão. Para atingir o objetivo proposto, o enunciado é estudado do ponto de vista do chamado pensamento rebelde, com destaque para as reflexões de Michel Foucault. O estudo mostra como um simples e aparentemente inocente cartaz recobre toda a complexidade do processo de construção de sentido, o que deve interessar não somente ao analista do discurso e ao semanticista, mas também a todos que entendem que compreender os processos de construção de sentido ajuda nas interações sociais, sobretudo aquelas que se passam dentro do espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS