A Dinâmica Da Construção De Sentidos No Interior Dos Intertícios Das Formações Discursivas, Dos Acontecimentos E Das Assemblagens

Autores

  • Carlos Fabríco de Souza Ribeiro de Castro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Adilson Crepalde UEMS

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30698

Resumo

Este trabalho consiste no estudo de um de cartaz encontrado em praça pública depois de uma manifestação em defesa da liberdade sexual e de gênero. Objetiva-se discutir o processo de construção de sentido, refletindo-se sobre o enunciado do cartaz que manifestava apoio à luta, e o fazia em nome do amor cristão. Para atingir o objetivo proposto, o enunciado é estudado do ponto de vista do chamado pensamento rebelde, com destaque para as reflexões de Michel Foucault. O estudo mostra como um simples e aparentemente inocente cartaz recobre toda a complexidade do processo de construção de sentido, o que deve interessar não somente ao analista do discurso e ao semanticista, mas também a todos que entendem que compreender os processos de construção de sentido ajuda nas interações sociais, sobretudo aquelas que se passam dentro do espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

DE SOUZA RIBEIRO DE CASTRO, Carlos Fabríco; CREPALDE, Adilson. A Dinâmica Da Construção De Sentidos No Interior Dos Intertícios Das Formações Discursivas, Dos Acontecimentos E Das Assemblagens. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 450–468, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30698. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30698. Acesso em: 26 abr. 2024.