"A Mulher No Mercado": Narrativa De Sofrimento E Denúncia Postada No Blog De Uma Mulher Com Câncer De Mama

Autores

  • Renata Martins Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Maria das Graças Dias Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30702

Resumo

Esse artigo investiga o posicionamento narrativo de Vitória, nome fictício de uma mulher em tratamento de câncer de mama que utiliza as redes sociais para compartilhar suas histórias de vida, especialmente, após o diagnóstico da doença. Assim, selecionamos uma narrativa de sofrimento e denúncia postada em seu blog na fase inicial de seu tratamento. Nela é possível identificar temas transversais como estigma, preconceito e resistência através da denúncia. O arcabouço teórico-metodológico propõe uma interlocução entre estudos sobre performances identitárias na narrativa, discurso como mudança social e posicionamento narrativo. A metodologia da investigação é qualitativa e interpretativa de cunho netnográfico. Desse modo, os objetivos do estudo são: (i) analisar as performances identitárias de Vitória através de uma narrativa postada em seu blog; e (ii) compreender de que forma os discursos da participante apontam para sua transformação em pessoa com mais agência no decorrer de sua luta contra o câncer de mama. A análise indica que: (i) a participante ressignifica sua experiência de dor e lamentação, em uma perspectiva de discurso como ação social via discursos de emoção; e (ii) o agenciamento é direcionado aos interlocutores nas redes sociais, enquanto posicionamento político e identitário de enfrentamento do câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Martins Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorado em andamento na PUC-Rio, Departamento de Estudos da Linguagem. Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ e graduação em Letras português/inglês pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

AMARAL, Renata Martins; DIAS PEREIRA, Maria das Graças. "A Mulher No Mercado": Narrativa De Sofrimento E Denúncia Postada No Blog De Uma Mulher Com Câncer De Mama. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 279–299, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i25.30702. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30702. Acesso em: 26 abr. 2024.