"A Mulher No Mercado": Narrativa De Sofrimento E Denúncia Postada No Blog De Uma Mulher Com Câncer De Mama
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v10i25.30702Resumo
Esse artigo investiga o posicionamento narrativo de Vitória, nome fictício de uma mulher em tratamento de câncer de mama que utiliza as redes sociais para compartilhar suas histórias de vida, especialmente, após o diagnóstico da doença. Assim, selecionamos uma narrativa de sofrimento e denúncia postada em seu blog na fase inicial de seu tratamento. Nela é possível identificar temas transversais como estigma, preconceito e resistência através da denúncia. O arcabouço teórico-metodológico propõe uma interlocução entre estudos sobre performances identitárias na narrativa, discurso como mudança social e posicionamento narrativo. A metodologia da investigação é qualitativa e interpretativa de cunho netnográfico. Desse modo, os objetivos do estudo são: (i) analisar as performances identitárias de Vitória através de uma narrativa postada em seu blog; e (ii) compreender de que forma os discursos da participante apontam para sua transformação em pessoa com mais agência no decorrer de sua luta contra o câncer de mama. A análise indica que: (i) a participante ressignifica sua experiência de dor e lamentação, em uma perspectiva de discurso como ação social via discursos de emoção; e (ii) o agenciamento é direcionado aos interlocutores nas redes sociais, enquanto posicionamento político e identitário de enfrentamento do câncer.
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