Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-12-2020. Leia a versão mais recente.

Língua, cultura e cognição: um estudo do ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.33412

Resumo

Partindo do pressuposto de que a língua não é apenas um código composto por estruturas gramaticais e formas lexicais, mas o produto da atividade cognitiva humana que remete a esquemas linguísticos, culturais e cognitivos, buscamos neste estudo verificar como se manifestam linguisticamente essas categorias, analisando o ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão no marco da Pragmática cross-cultural. Em especial, concentramos nossa análise na (in)diretividade e na convencionalidade dos atos principais (head acts) e, paralelamente, na perspectiva, visando a entender se os pedidos são orientados pelo falante (eu), pelo interlocutor (tu), pelo nós inclusivo ou ainda por formulações impessoais (BLUM-KULKA et al., 1989). Nossa hipótese era que, observando os pedidos desse ponto de vista, poderíamos verificar a presença de convergências e divergências nos traços linguístico-culturais. Embora tenham sido constatadas analogias nas quatro línguas, com uma predominância das posições intermediárias nas escolhas dos falantes, há também diferenças que indicam peculiaridades de cada cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mendes Porcellato, Universidade de São Paulo

Possui doutorado pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo em convênio com a Università di Roma La Sapienza e a Università degli Studi Roma Tre (Itália) e tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seus estudos, investigou o papel da pragmática e da cultura no ensino de línguas estrangeiras (italiano e inglês), com foco na análise e desenvolvimento de material didático. Desde 2016, é membro do Grupo de Pesquisa em Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural (USP).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Versões

Como Citar

SANTORO, Elisabetta; MENDES PORCELLATO, Adriana. Língua, cultura e cognição: um estudo do ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.33412. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33412. Acesso em: 16 jul. 2024.