Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-12-2020. Leia a versão mais recente.

Língua, cultura e cognição: um estudo do ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v10i26.33412

Resumo

Partindo do pressuposto de que a língua não é apenas um código composto por estruturas gramaticais e formas lexicais, mas o produto da atividade cognitiva humana que remete a esquemas linguísticos, culturais e cognitivos, buscamos neste estudo verificar como se manifestam linguisticamente essas categorias, analisando o ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão no marco da Pragmática cross-cultural. Em especial, concentramos nossa análise na (in)diretividade e na convencionalidade dos atos principais (head acts) e, paralelamente, na perspectiva, visando a entender se os pedidos são orientados pelo falante (eu), pelo interlocutor (tu), pelo nós inclusivo ou ainda por formulações impessoais (BLUM-KULKA et al., 1989). Nossa hipótese era que, observando os pedidos desse ponto de vista, poderíamos verificar a presença de convergências e divergências nos traços linguístico-culturais. Embora tenham sido constatadas analogias nas quatro línguas, com uma predominância das posições intermediárias nas escolhas dos falantes, há também diferenças que indicam peculiaridades de cada cultura.

Biografia do Autor

  • Adriana Mendes Porcellato, Universidade de São Paulo

    Possui doutorado pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo em convênio com a Università di Roma La Sapienza e a Università degli Studi Roma Tre (Itália) e tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seus estudos, investigou o papel da pragmática e da cultura no ensino de línguas estrangeiras (italiano e inglês), com foco na análise e desenvolvimento de material didático. Desde 2016, é membro do Grupo de Pesquisa em Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural (USP).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Versões

Como Citar

Língua, cultura e cognição: um estudo do ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 49–71, 2020. DOI: 10.47456/pl.v10i26.33412. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33412. Acesso em: 24 jul. 2025.