Saberes Docentes E O Agir Professoral De Um Professor-Residente Na Construção De Materiais Didáticos No Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33867

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do agir professoral, referente à elaboração de materiais didáticos, desenvolvido por um dos acadêmicos participantes do referido do Programa Residência Pedagógica, Núcleo/Subprojeto de Letras-Português, realizado pela Universidade Federal do Amapá. O artigo fundamenta-se no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008) e em algumas reflexões saberes docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; VANHULLE, 2009), agir professoral, repertório didático (CICUREL, 2011) e modalizadores do agir professoral (LEURQUIN, 2013). A metodologia utilizada, de caráter qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005), partiu da análise discursiva de transcrições da apresentação de um material didático elaborado e apresentado por um acadêmico participante do programa e da pesquisa. A análise do corpus demonstra aspectos relevantes quanto à mobilização de saberes realizada pelo participantes da pesquisa tanto rem relação ao planejamento e construção do material didático elaborado, quanto para o possível uso em sala de aula, o que revela representações do agir desse professor em formação inicial no que diz respeito ao trabalho docente, ora possibilitado por um conjunto de saberes que são legitimados para serem ensino, ora limitado por condições estruturais que podem interferir na qualidade do desenvolvimento desse trabalho em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, práticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar, análise e elaboração de materiais didáticos. Atuou como formador e coordenador do Programa do Governo Federal Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UNIFAP).

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, UFC/DLV

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora associado IV da Universidade Federal do Ceará.  Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa. 

Downloads

Publicado

19-04-2021 — Atualizado em 19-04-2021

Versões

Como Citar

GOMES, Rosivaldo Gomes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Saberes Docentes E O Agir Professoral De Um Professor-Residente Na Construção De Materiais Didáticos No Programa Residência Pedagógica. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 132–148, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33867. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33867. Acesso em: 29 mar. 2024.