Curadoria Literária No Pibid De Português Da Ufrj E Colégio Pedro Ii
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33885Resumo
A escolha de obras literárias para serem lidas na escola – ou curadoria literária – é uma tarefa que pressupõe um grande poder por parte dos professores e dos sistemas de ensino (BAJOUR 2012; ANDRUETTO 2017; COLOMER 2017). Não é um gesto neutro, pois escolhemos e descartamos, dizemos se tal obra fará parte do cânone escolar ou não. Em torno da escolha de uma obra uma série de questões aparecem para os professores: interesses dos alunos, grau de maturidade dos leitores, temas e problemas a serem discutidos, gêneros importantes na tradição escolar, recomendações de documentos oficias, currículos escolares, interesses do mercado editorial entre outros. Em meio a tudo isto deve-se ainda priorizar a qualidade literária e estética das obras para que os alunos tenham um contato significativo com a literatura e com a educação literária (BAJOUR 2012; ANDRUETTO 2017; COLOMER 2017). Acreditamos que a discussão de critérios para escolha de obras literárias (curadoria) é um importante saber a ser desenvolvido ao longo da formação inicial de futuros professores. Todas estas questões aqui postas foram amplamente discutidas ao longo do Programa de Iniciação à Docência na parceria que se estabeleceu entre a UFRJ e Colégio Pedro. Apresentamos aqui algumas considerações a respeito do tema e alguns resultados obtidos.
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