Pibid Inglês Ufes: Constituição Identitária E Conflito Epistemológico Entre A Universidade E A Escola Pública

Autores

  • Luciana Ferrari UFES
  • Lívia Fortes

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33915

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de inglês a partir das experiências do Pibid Inglês da Ufes nos anos de 2018-2019. Visando encurtar as distâncias entre a escola pública e a formação superior no âmbito das licenciaturas, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem se constituído enquanto espaço de aprendizagens múltiplas e, decerto, relevantes para a formação docente. Nos âmbitos da formação inicial e continuada, não há como negar sua importância na constituição identitária e profissional dos graduandos, dos supervisores (docentes das escolas), bem como das coordenadoras (docentes na Universidade) que aqui escrevem. Entretanto, como qualquer processo subjetivo e formador, a experiência educativa em voga também pode ser compreendida como arena de conflitos e resistência se pensamos na pluralidade dos sujeitos e dos saberes que se interconectam pelas teias de sentidos e vivências que ali se dão. Os dados a serem debatidos e interpretados nesta discussão são de natureza qualitativa e originaram-se da escrita de relatórios e diários de campo por parte dos bolsistas graduandos, bem como das interações entre coordenadoras e supervisores. Debateremos, portanto, com maior ênfase, a natureza dos conflitos epistemológicos que emergiram nessa dinâmica, a influência dos mesmos na constituição identitária dos bolsistas graduandos, a dificuldade de ruptura com modelos tradicionais e práticas concebidas à sombra da Modernidade, finalizando com reflexões sobre emancipação e educação subjetificadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

FERRARI, Luciana; FORTES, Lívia. Pibid Inglês Ufes: Constituição Identitária E Conflito Epistemológico Entre A Universidade E A Escola Pública. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 40–57, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33915. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33915. Acesso em: 7 nov. 2024.