Pibid Inglês Em Ação: Uma Experiência De Gamificação Em Uma Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33926Resumo
Gamificação, aplicação de mecanismos de jogos em tarefas rotineiras, é definida por sua proposta de transformar a experiência cotidiana em um jogo, com o intuito de motivar reações positivas sobre tarefas, podendo relacionar recompensas físicas ou virtuais à efetivação delas, assim podendo despertar engajamento entre os participantes (VIANNA et al, 2013). Como parte do processo de levantamento de dados para o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – subprojeto de inglês, foram aplicados 102 questionários a discentes do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, escola pública onde atuamos como bolsistas de iniciação à docência e de coordenação de área. As respostas obtidas mostraram que seria interessante implementar práticas de gamificação nas aulas de inglês desta escola pública. Decidiu-se então pela realização de uma competição (gincana), por se adequar aos conceitos de gamificação e possibilitar uma prática que também dialogava com os conteúdos já planejados pelo professor da escola. Este texto é um relato prático-reflexivo sobre o ensino de inglês que ocorreu no âmbito do Pibid, tendo como foco a gamificação, a qual mostrou-se uma ferramenta capaz de transformar a relação entre os alunos da escola e o ensino de inglês naquele contexto.
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