PIBID INGLÊS EM AÇÃO:

UMA EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33926

Resumo

Gamificação, aplicação de mecanismos de jogos em tarefas rotineiras, é definida por sua proposta de transformar a experiência cotidiana em um jogo, com o intuito de motivar reações positivas sobre tarefas, podendo relacionar recompensas físicas ou virtuais à efetivação delas, assim podendo despertar engajamento entre os participantes (VIANNA et al, 2013). Como parte do processo de levantamento de dados para o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – subprojeto de inglês, foram aplicados 102 questionários a discentes do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, escola pública onde atuamos como bolsistas de iniciação à docência e de coordenação de área. As respostas obtidas mostraram que seria interessante implementar práticas de gamificação nas aulas de inglês desta escola pública. Decidiu-se então pela realização de uma competição (gincana), por se adequar aos conceitos de gamificação e possibilitar uma prática que também dialogava com os conteúdos já planejados pelo professor da escola. Este texto é um relato prático-reflexivo sobre o ensino de inglês que ocorreu no âmbito do Pibid, tendo como foco a gamificação, a qual mostrou-se uma ferramenta capaz de transformar a relação entre os alunos da escola e o ensino de inglês naquele contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores e letramentos digitais.

Mylena de Andrade Mota, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Letras-Inglês na Universidade Federal de Sergipe

Thiago de Melo Cardoso Santos

Graduando em Letras Inglês na Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

NASCIMENTO, A. K. de O.; DE ANDRADE MOTA, M.; DE MELO CARDOSO SANTOS, T. . PIBID INGLÊS EM AÇÃO: : UMA EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 99–111, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33926. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33926. Acesso em: 22 jan. 2022.