(Trans)Formações Na Identidade Docente Na Voz Dos Pibiders

Autores

  • Tania Romero UFLA
  • Josilene Pereira UFLA

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.34152

Resumo

Este artigo visa a discutir relatos de experiência de dez licenciandos de Letras de uma universidade pública para se compreender os significados que (re)construíram com sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto Inglês. Desenvolveu-se, portanto, uma pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que, após contextualizar o ensino de língua inglesa no Brasil (Celani, 2010; Leffa, 2016; Szundy, 2017), apoia-se teoricamente em elaborações recentes sobre a formação do professores de línguas (Celani, 2016; Silvestre, 2017) e o papel de narrativas para deflagrar reflexões durante nesse processo (Barcelos; Ruohotie, 2018; Mello, 2020), bem como sobre as identidades do docente de línguas (Barkhuizen,2017; Freitas; Velasques,2018; Reichmann; Romero, 2019). Os resultados da pesquisa confirmam o potencial do Programa em intervir para transformações identitárias, uma vez que os dizeres dos participantes colaboradores puderam revelar as aprendizagens construídas socialmente com o desenvolvimento dos trabalhos propostos. Essas aprendizagens foram ocasionadas especialmente pelas interações com colegas, alunos da escola pública, com professores e educadores da universidade. Sendo assim, constata-se que o PIBID proporcionou ressignificação da identidade docente dos futuros professores de inglês, o que pode encaminhar mudanças qualitativas na prática de ensino-aprendizagem da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene Pereira, UFLA

Graduada em Letras Português-Ingles pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

ROMERO, Tania; PEREIRA, Josilene. (Trans)Formações Na Identidade Docente Na Voz Dos Pibiders. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 169–187, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.34152. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/34152. Acesso em: 25 nov. 2024.