(Trans)Formações Na Identidade Docente Na Voz Dos Pibiders
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.34152Resumo
Este artigo visa a discutir relatos de experiência de dez licenciandos de Letras de uma universidade pública para se compreender os significados que (re)construíram com sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto Inglês. Desenvolveu-se, portanto, uma pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que, após contextualizar o ensino de língua inglesa no Brasil (Celani, 2010; Leffa, 2016; Szundy, 2017), apoia-se teoricamente em elaborações recentes sobre a formação do professores de línguas (Celani, 2016; Silvestre, 2017) e o papel de narrativas para deflagrar reflexões durante nesse processo (Barcelos; Ruohotie, 2018; Mello, 2020), bem como sobre as identidades do docente de línguas (Barkhuizen,2017; Freitas; Velasques,2018; Reichmann; Romero, 2019). Os resultados da pesquisa confirmam o potencial do Programa em intervir para transformações identitárias, uma vez que os dizeres dos participantes colaboradores puderam revelar as aprendizagens construídas socialmente com o desenvolvimento dos trabalhos propostos. Essas aprendizagens foram ocasionadas especialmente pelas interações com colegas, alunos da escola pública, com professores e educadores da universidade. Sendo assim, constata-se que o PIBID proporcionou ressignificação da identidade docente dos futuros professores de inglês, o que pode encaminhar mudanças qualitativas na prática de ensino-aprendizagem da escola pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS