A Desplastificação Do Corpo Em Enunciados Midiáticos: Discursos Sobre Mulheres Que Fizeram Explantes De Silicone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35081

Resumo

Neste artigo, analisamos enunciados nos quais a desplastificação do corpo é discursivizada como signo de felicidade, saúde e bem-estar. Para tanto, montamos um corpus com enunciados veiculados nas mídias digitais que tratam da realização de explantes por mulheres que tiveram complicações na saúde em decorrência da utilização de próteses de silicone nos seios. O aporte teórico-metodológico que ancora essa discussão repousa nos Estudos Discursivos Foucaultianos, assentado na proposta de análise enunciativa de Michel Foucault, a qual nos possibilita empreender uma investigação com base nos princípios de regularidade, dispersão, raridade e campo associado entre enunciados. Conclui-se que, no domínio discursivo das mídias digitais aqui analisado, a desplastificação do corpo inverte a ordem do discurso de que a remodelação do corpo é sinônimo de felicidade e impele mulheres a aceitarem o seu corpo como forma de garantir sua saúde, felicidade e bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP). Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística e Formação de Leitores, pela Faculdade Futura. Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

29-08-2021

Como Citar

SOUSA, Claudemir. A Desplastificação Do Corpo Em Enunciados Midiáticos: Discursos Sobre Mulheres Que Fizeram Explantes De Silicone. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 27–42, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i28.35081. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/35081. Acesso em: 19 abr. 2024.