UM ESTUDO SOBRE A METONÍMIA COMO UM PROCESSSO COGNITIVO

Autores

  • Ione Aires

Resumo

Procurando desvendar a metonímia bem como entendê-la, apresenta-se um estudo acerca da linguagem figurada sob um olhar qualitativo, desde a Retórica até se chegar ao percurso investigativo acerca dos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. Para isso, a linguagem figurada foi observada na retórica aristotélica e nas gramáticas tradicionais. Fez-se uma comparação entre a metáfora e a metonímia sob o enfoque tradicional. Verificou-se ainda, como se deu a taxonomia da metonímia, como ela é apresentada nos livros didáticos e quais as consequências da abordagem taxonômica tradicional. Conhecidas as implicações do estudo tradicional sobre a metonímia, apresentou-se a Linguística Cognitiva, uma disciplina que trouxe um novo olhar epistemológico sobre o modo como as coisas são experienciadas e categorizadas. Apresentaram-se a metáfora e a metonímia sob a ótica da cognição e, por fim, fez-se o estudo da metonímia com relevância para a sua natureza inferencial. A análise constituiu-se de um estudo de caso com vistas a observar a face inferencial da metonímia conceptual e como se constitui o processo de construção de um determinado conceito via processo metonímico. Os resultados demonstraram que a metonímia conceptual tem um alcance sociocultural.

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Publicado

31-08-2012

Como Citar

AIRES, Ione. UM ESTUDO SOBRE A METONÍMIA COMO UM PROCESSSO COGNITIVO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 40–56, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/3568. Acesso em: 7 dez. 2024.