Análise Das Marcas De Subjetividade No Texto De Gênero Notícia Sob Um Olhar Enunciativo

Autores

  • Estela Mettler Piva Universidade de Passo Fundo
  • Claudia Toldo Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36357

Resumo

Este trabalho se insere na linha de pesquisa da Teoria da Enunciação, idealizada na linguística enunciativa de Émile Benveniste. Trabalhamos, especialmente, com o texto Da subjetividade na linguagem (1958), de Benveniste, que nos apresenta o conceito de subjetividade na linguagem e suas marcas no discurso. Observando este conceito principal, o objetivo deste trabalho é analisar enunciativamente o advérbio na construção do sentido do texto do gênero notícia, mostrando que estas escolhas são marcas que desvelam uma subjetividade de sujeitos que se enunciam em textos. O corpus deste trabalho é um texto do gênero notícia selecionado de um jornal de circulação nacional, a fim de observar, analisar e descrever o emprego das formas – advérbios – em função da construção dos seus sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Toldo, Universidade de Passo Fundo

Professora tempo integral de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui Graduação em Letras pela UPF/RS (1990), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela PUC/MG (1992), Mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com bolsa CAPES. Atua como professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Graduação em Letras e professora/orientadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da Universidade de Passo Fundo. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se - principalmente – ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGL. É pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPQ.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

METTLER PIVA, Estela; TOLDO, Claudia. Análise Das Marcas De Subjetividade No Texto De Gênero Notícia Sob Um Olhar Enunciativo. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 189–202, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36357. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36357. Acesso em: 26 abr. 2024.