Os Gêneros Digitais Como Ferramenta Para O Ensino Da Leitura No Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36613Resumo
: Este artigo tem como objetivo apresentar as capacidades de linguagem que alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental desenvolveram para a leitura de um gênero digital: o anúncio publicitário veiculado pelo Facebook, ao final da implementação de uma sequência didática de gêneros. Norteados pelos pressupostos teórico-metodológicos constituídos pela vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, construímos uma proposta interventiva, implementamos em sala de aula e analisamos quais capacidades de linguagem para a leitura do gênero em questão os estudantes aprimoraram. O foco principal do trabalho didático foi construir atividades que ajudassem os discentes a apreenderem e compreenderem os recursos persuasivos que constituem o anúncio publicitário do Facebook; além disso, por tratar-se de uma proposição norteada por uma problemática social, a intenção foi contribuir com ações que levassem os indivíduos ao uso consciente de produtos e serviços. Os resultados demonstraram que os estudantes-participantes identificaram e compreenderam as principais estratégias persuasivas que o referido gênero textual emprega, as quais podem levar ao consumismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS