Os Gêneros Digitais Como Ferramenta Para O Ensino Da Leitura No Ensino Fundamental

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho
  • Fernanda de Oliveira Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36613

Resumo

: Este artigo tem como objetivo apresentar as capacidades de linguagem que alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental desenvolveram para a leitura de um gênero digital: o anúncio publicitário veiculado pelo Facebook, ao final da implementação de uma sequência didática de gêneros. Norteados pelos pressupostos teórico-metodológicos constituídos pela vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, construímos uma proposta interventiva, implementamos em sala de aula e analisamos quais capacidades de linguagem para a leitura do gênero em questão os estudantes aprimoraram. O foco principal do trabalho didático foi construir atividades que ajudassem os discentes a apreenderem e compreenderem os recursos persuasivos que constituem o anúncio publicitário do Facebook; além disso, por tratar-se de uma proposição norteada por uma problemática social, a intenção foi contribuir com ações que levassem os indivíduos ao uso consciente de produtos e serviços. Os resultados demonstraram que os estudantes-participantes identificaram e compreenderam as principais estratégias persuasivas que o referido gênero textual emprega, as quais podem levar ao consumismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho. Coordenadora de área do subprojeto PIBID Letras/Português-CJ.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; DE OLIVEIRA PEREIRA, Fernanda. Os Gêneros Digitais Como Ferramenta Para O Ensino Da Leitura No Ensino Fundamental. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 125–135, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36613. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36613. Acesso em: 28 mar. 2024.