Análise Da Conversação: Panorama Dos Estudos No Brasil E Repercussão No Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36692

Resumo

O trabalho apresenta uma síntese de como se instauraram os primeiros estudos sobre a conversação, a partir do trabalho do sociólogo Garfinkel – Studies in Etnomethodology - publicado em 1967. No Brasil, esses estudos se iniciam nos anos 1980 do século passado, com o aparecimento dos primeiros estudos sobre a Linguística Textual e a Análise da Conversação que examinaram os elementos próprios da fala  como os marcadores, o tópico, o turno.  Em um segundo momento, quase concomitante, o interesse passa para a organização estrutural da conversação, numa abordagem mais especificamente linguística, procurando revelar as sistematicidades da língua. Surgem, então, as primeiras teses e dissertações e vários grupos se constituíram. O trabalho volta-se, também, para a questão do ensino da oralidade na sala de aula, com sugestão de atividades, ressaltando que os conhecimentos em torno do conceito de língua falada e língua escrita não são suficientes; é preciso que o professor disponha de subsídios em relação às especificidades dos textos que circulam em sociedade em domínios discursivos determinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Lopes Fávero, Titular de Linguística da USP (aposentada) e Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP

Titular em Linguística na USP e titular em Língua Portuguesa na PUC-SP. Fez doutorado na PUC-SP, livre-docência na USP e pós-doutorado na Universidade de Paris VII, sob a supervisão de Sylvain Auroux. Pesquisadora do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa História das Ideias Linguísticas (Brasil e Portugal) e Identidade Nacional. Desenvolve e orienta pesquisas em Linguística Textual, Análise da Conversação, História das Ideias Linguísticas e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. É membro emérito do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação – ANPOLL

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

LOPES FÁVERO, Leonor. Análise Da Conversação: Panorama Dos Estudos No Brasil E Repercussão No Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 136–146, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36692. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36692. Acesso em: 19 abr. 2024.