Multimodalidade Constitutiva E Estratégias Discursivas Em Práticas De Leitura Mediada

Autores

  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36766

Resumo

 Este artigo centra-se sobre o ensino de interpretação e de compreensão e assume como objetivo primordial contribuir para o seu aprimoramento. Para isso, baseia-se, metodologicamente, em práticas de leitura mediada (GERALDI, 2013), considerando de modo significativo a ativação de três tipos de memória, estreitamente ligadas a uma tripartida competência discursiva: linguística, situacional e semântico-pragmática (CHARAUDEAU, 2004). Em diálogo também com Cosson (2010), este trabalho propõe correlacionar as referidas memórias e as correspondentes competências, em uso em atividades de leitura orientada, à tripla taxonomia texto, contexto e intertexto (em sentido amplo). Partindo da suposição de que essas categorias podem ser acionadas, em tarefas de leitura mediada, pela focalização de estratégias linguístico-discursivos dispostas em gêneros textuais escritos organizados sob diferentes níveis de manifestação multimodal (DIONÍSIO, 2011), esta pesquisa apresenta uma proposta didática para o ensino da leitura com apoio em um anúncio publicitário – gênero multimodal por excelência – e em um poema – menos visualmente informativo. Considerando a multimodalidade intrínseca dos gêneros discursivos (ROJO; BARBOSA, 2015) e seu contínuo, este artigo expõe, enfim, uma proposta teórico-metodológica que procura lidar com os desafios do ensino de leitura e ultrapassá-los.

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

FERREIRA NEVES RIBEIRO, Patricia. Multimodalidade Constitutiva E Estratégias Discursivas Em Práticas De Leitura Mediada. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 279–296, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36766. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36766. Acesso em: 26 dez. 2024.