Multimodalidade Constitutiva E Estratégias Discursivas Em Práticas De Leitura Mediada
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36766Resumo
Este artigo centra-se sobre o ensino de interpretação e de compreensão e assume como objetivo primordial contribuir para o seu aprimoramento. Para isso, baseia-se, metodologicamente, em práticas de leitura mediada (GERALDI, 2013), considerando de modo significativo a ativação de três tipos de memória, estreitamente ligadas a uma tripartida competência discursiva: linguística, situacional e semântico-pragmática (CHARAUDEAU, 2004). Em diálogo também com Cosson (2010), este trabalho propõe correlacionar as referidas memórias e as correspondentes competências, em uso em atividades de leitura orientada, à tripla taxonomia texto, contexto e intertexto (em sentido amplo). Partindo da suposição de que essas categorias podem ser acionadas, em tarefas de leitura mediada, pela focalização de estratégias linguístico-discursivos dispostas em gêneros textuais escritos organizados sob diferentes níveis de manifestação multimodal (DIONÍSIO, 2011), esta pesquisa apresenta uma proposta didática para o ensino da leitura com apoio em um anúncio publicitário – gênero multimodal por excelência – e em um poema – menos visualmente informativo. Considerando a multimodalidade intrínseca dos gêneros discursivos (ROJO; BARBOSA, 2015) e seu contínuo, este artigo expõe, enfim, uma proposta teórico-metodológica que procura lidar com os desafios do ensino de leitura e ultrapassá-los.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS