Multimodalidade E Hipertextualidade: Caminhos Para Pesquisa E Ensino

Autores

  • Clarice Lage Gualberto Pós-graduação em Estudos Linguísticos / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Záira Santos UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36781

Resumo

Neste trabalho, com base no entendimento de que todo texto é multimodal e também um hipertexto, buscamos tecer algumas reflexões em torno das contribuições da Semiótica Social Multimodal, ancoradas nos estudos de Kress (2010, 2011, 2015), da Linguística Textual por meio dos estudos Koch (2005), Xavier (2002) para se pensar o texto e a hipertextualidade. Discutirmos, assim, questões como (a) as dimensões conceituais entre texto, hipertexto e multimodalidade; (b) como pensar os percursos metodológicos que podem ser trilhados para o desenvolvimento de pesquisa e (c) ressaltar aspectos que precisam ser observados e considerados em análises multimodais. A partir dessas reflexões buscamos demarcar como essas noções se imbricam e são interdependentes no processo de produção e recepção dos textos, tão relevantes nos dias de hoje.

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

LAGE GUALBERTO, Clarice; SANTOS, Záira. Multimodalidade E Hipertextualidade: Caminhos Para Pesquisa E Ensino. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 32–49, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36781. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36781. Acesso em: 20 abr. 2024.