A Informatividade No Processo De Escrita Argumentativa Escolar: Elaboração De Instrumentos Didáticos A Partir De Articulações Teórico-Metodológicas

Autores

  • ALINE ARNEMANN UFSM

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36788

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar discussões e reflexões acerca do critério de informatividade, com base em Arnemann (2020), elucidando contribuições do uso da informatividade na elaboração de instrumentos didáticos para ancorar o processo de escrita escolar. Para tal, abordamos noções elementares acerca da informatividade, a saber os graus baixo, médio e alto de informatividade e as definições que assumimos para os termos “dado” e “novo”. Atreladas a essas noções, exploramos as recontextualizações realizadas do cenário científico para o escolar que culminaram na elaboração de quadros, quais sejam: Quadro para identificação de uso de estratégias argumentativas e Quadro autoavaliativo sobre o processo de produção textual, utilizados pelos participantes de pesquisa, Arnemann (2020), ao longo das produções textuais que desenvolveram e entre as etapas de escrita de cada produção; Levantamento de informações (novas e dadas) na produção textual e Quadro para sinalização da informatividade, decorrentes dos resultados de Arnemann (2020); e Mapeamento do interlocutor, reflexão posterior. Tais quadros advém de uma proposta teórico-metodológica e se configuram como instrumento e proposta didática, visto que tem o potencial de subsidiar ações discentes e docentes no processo de escrita argumentativa, diante dos desafios que quem estuda, ensina e/ou aprende enfrenta em relação ao texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

ARNEMANN, ALINE. A Informatividade No Processo De Escrita Argumentativa Escolar: Elaboração De Instrumentos Didáticos A Partir De Articulações Teórico-Metodológicas. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 238–257, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36788. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36788. Acesso em: 20 abr. 2024.