A Informatividade No Processo De Escrita Argumentativa Escolar: Elaboração De Instrumentos Didáticos A Partir De Articulações Teórico-Metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36788Resumo
Este artigo objetiva compartilhar discussões e reflexões acerca do critério de informatividade, com base em Arnemann (2020), elucidando contribuições do uso da informatividade na elaboração de instrumentos didáticos para ancorar o processo de escrita escolar. Para tal, abordamos noções elementares acerca da informatividade, a saber os graus baixo, médio e alto de informatividade e as definições que assumimos para os termos “dado” e “novo”. Atreladas a essas noções, exploramos as recontextualizações realizadas do cenário científico para o escolar que culminaram na elaboração de quadros, quais sejam: Quadro para identificação de uso de estratégias argumentativas e Quadro autoavaliativo sobre o processo de produção textual, utilizados pelos participantes de pesquisa, Arnemann (2020), ao longo das produções textuais que desenvolveram e entre as etapas de escrita de cada produção; Levantamento de informações (novas e dadas) na produção textual e Quadro para sinalização da informatividade, decorrentes dos resultados de Arnemann (2020); e Mapeamento do interlocutor, reflexão posterior. Tais quadros advém de uma proposta teórico-metodológica e se configuram como instrumento e proposta didática, visto que tem o potencial de subsidiar ações discentes e docentes no processo de escrita argumentativa, diante dos desafios que quem estuda, ensina e/ou aprende enfrenta em relação ao texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS