O Debate Sobre O Pedido De Impeachment De Bolsonaro: Polêmica, Argumentação E Estratégias De Textualização
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36844Resumo
Propomos neste artigo uma reflexão sobre como a polêmica em sua vertente argumentativa (AMOSSY, 2017) se materializa e se atualiza em comentários da rede social Facebook. Para tanto, selecionamos, na página UOL, no dia 17 de março de 2021, a postagem motivadora e Webnotícia, de título “OPOSIÇÃO ENTREGA PEDIDO IMPEACHMENT DE BOLSONARO À CÂMARA DE DEPUTADOS, e constituímos como objeto de análise dezesseis (16) comentários a essa postagem motivadora. Desse modo, considerando a relevância de categorias analíticas da Linguística Textual elegemos a referenciação e a intertextualidade como critérios textuais possíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico e assumimos o pressuposto de que a argumentação, conforme Amossy (2017, 2020) e Cabral (2019,2018), situa-se num quadro em que os sujeitos buscam agir um sobre o outro. Com base nas análises empreendidas, podemos concluir que referentes (objetos de discurso) e as relações intertextuais i) contribuem para a instauração, manutenção e atualização da interação polêmica e ii) constituem-se, no jogo polêmico, em relevantes estratégias de violência verbal, reforçando o caráter dicotômico da polêmica.
Palavras-chave: Argumentação polêmica. Referenciação. Intertextualidade. Comentários do Facebook.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS