UM ESTUDO DOS ASPECTOS ENUNCIATIVOS NOS EDITORIAS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE

Autores

  • Sabrina Gabriela Vicentini Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Resumo

Este trabalho propõe-se a analisar os editoriais comemorativos da revista Superinteressante sob o viés dos estudos da Linguística Enunciativa, principalmente no que tange aos estudos sobre a subjetividade apresentada pelos dêiticos nas suas categorias discursivas de pessoa, espaço e tempo dentro do fenômeno da enunciação. Para isso, é traçado um breve panorama dos estudos de Benveniste (1988, 1989) e outros autores que abordam a temática. Nos editoriais analisados, buscou-se identificar as principais estratégias de comunicação adotadas, além de perceber o modo como estão sendo construídas as informações das marcas de subjetividade nos textos. Como resultado, pôde-se perceber que os editoriais apresentam, até os dez primeiros anos, uma tentativa de demostrar uma coletividade responsável pela revista e no último texto, de vinte anos, o que passa a existir é uma individualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Gabriela Vicentini, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2010), nas modalidades licenciatura (língua portuguesa e língua inglesa) e bacharelado em língua portuguesa com ênfase em Estudos Linguísticos. Atualmente, é mestranda em Letras pela mesma instituição e bolsista CAPES/DS.

Downloads

Publicado

2013-11-28

Como Citar

VICENTINI, S. G. UM ESTUDO DOS ASPECTOS ENUNCIATIVOS NOS EDITORIAS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 42–60, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/3699. Acesso em: 8 dez. 2021.