UM ESTUDO DOS ASPECTOS ENUNCIATIVOS NOS EDITORIAS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE
Resumo
Este trabalho propõe-se a analisar os editoriais comemorativos da revista Superinteressante sob o viés dos estudos da Linguística Enunciativa, principalmente no que tange aos estudos sobre a subjetividade apresentada pelos dêiticos nas suas categorias discursivas de pessoa, espaço e tempo dentro do fenômeno da enunciação. Para isso, é traçado um breve panorama dos estudos de Benveniste (1988, 1989) e outros autores que abordam a temática. Nos editoriais analisados, buscou-se identificar as principais estratégias de comunicação adotadas, além de perceber o modo como estão sendo construídas as informações das marcas de subjetividade nos textos. Como resultado, pôde-se perceber que os editoriais apresentam, até os dez primeiros anos, uma tentativa de demostrar uma coletividade responsável pela revista e no último texto, de vinte anos, o que passa a existir é uma individualidade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS