Leitura E Escrita:Uma Proposta De Reflexão E Análise Sobre A Língua Com O Gênero Textual Autobiografia
A PROPOSAL FOR REFLECTION AND ANALYSIS ON LANGUAGE WITH THE TEXTUAL GENRE AUTOBIOGRAPHY
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.38725Palavras-chave:
Revisão textual, Reescrita textual, AutobiografiaResumo
RESUMO: Este artigo apresenta uma oficina de Língua Portuguesa sobre leitura, escrita, reescrita e revisão textual com o gênero autobiografia, desenvolvida em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental: Anos Finais, do colégio Municipal João Primo da Silva da cidade de Mulungu do Morro no estado da Bahia, Brasil. A finalidade dessa apresentação é a de contribuir, no sentido de lançar vários olhares para o texto, compreendendo-o quanto a sua situação de produção, quanto a sua função social, quanto ao seu gênero e quanto às marcas linguísticas que o constitui. Inicialmente, conceitua-se concepção de linguagem, gênero discursivo e/ou textual e a modalidade organizativa sequência didática (SD). Em seguida aborda a leitura de textos autobiográficos, trata da produção de texto e finaliza discutindo sobre revisão e reescrita textual.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Revisão textual. Reescrita textual. Autobiografia.
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