Leitura, Argumentação E Referenciação: Uma Possibilidade De Exploração Textual Para A Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42330

Palavras-chave:

Leitura. Argumentação. Referenciação. Educação Básica.

Resumo

No presente artigo, discutimos a importância da referenciação no processo de leitura, principalmente considerando as contribuições da Linguística do Texto e as implicações para o trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, inicialmente, tecemos considerações teóricas sobre leitura (KOCH, 2002, 2015; KOCH e ELIAS, 2012, 2016; SOLÉ, 1998), argumentação (KOCH e ELIAS, 2014a, 2014b, 2016; CAVALCANTE et al, 2014) e referenciação (especialmente a partir de KOCH, 2002; 2015). Na sequência, realizamos a análise de um artigo de opinião que aborda uma questão polêmica a qual ganhou grande repercussão na mídia, com ênfase sobre o emprego da referenciação no texto e o impacto do uso desses elementos para a leitura. Por fim, apresentamos uma possibilidade de exploração do referido texto, com o propósito de que, a partir de adaptações e ampliações realizadas pelos docentes, venha a contribuir para a qualificação da competência leitora de textos argumentativos pelos alunos da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Vaima Regina Alves Motta, UFSM

Doutora em Letras - Estudos Linguísticos. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/UFSM. Também atua no PPGLetras/UFSM - Linha de pesquisa Estudos do Texto e Práticas Linguísticas.

Aline Rubiane Arnemann, UNIFESP

Doutora em Letras - Estudos Linguísticos. Pós-doutoranda do PPGLetras/UNIFESP.

Cristiano Egger Veçossi, Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de Santa Maria (UAB-UFSM)

Doutor em Letras - Estudos Linguísticos. Professor na Educação Básica, Ensino Médio, no estado do Rio Grande do Sul. Também atua no Curso de Letras - Português e Literaturas a Distância da UAB-UFSM.

Referências

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

MOTTA, Vaima Regina Alves; ARNEMANN, Aline Rubiane; VEÇOSSI, Cristiano Egger. Leitura, Argumentação E Referenciação: Uma Possibilidade De Exploração Textual Para A Educação Básica. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 13, n. 35, p. 27–45, 2023. DOI: 10.47456/pl.v13i35.42330. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/42330. Acesso em: 27 abr. 2024.