POR UMA REDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE GÊNERO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma redefinição do conceito de gênero, considerando as escolhas metodológicas, senão epistemológicas, que estão fundamentando pesquisas em andamento e, possivelmente, investigações futuras, delimitando o que estou entendendo por gêneros de texto, gêneros de discurso e gêneros de enunciado. Para tanto, retomo alguns trabalhos de renomados autores na área dos estudos da linguagem, no sentido de apontar alguns aspectos que considero relevantes e necessários à redefinição que proponho. Finalmente, apresento análise de textos, que ilustram os conceitos por mim apresentados ao longo do texto.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS