A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a presença da argumentação em textos escritos por crianças do 3º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados de uma atividade de produção de texto no qual os alunos deveriam opinar se concordam ou não com o controle dos pais em relação ao tempo que os filhos passam diante da TV. O material foi analisado buscando-se identificar os operadores argumentativos, os tipos de argumentos utilizados e a estratégia utilizada pelos alunos em relação à capacidade de opinar. Os resultados sugerem que o trabalho com o texto de opinião nas séries iniciais do ensino fundamental, favorece o desenvolvimento de uma postura crítica, possibilitando aos alunos um significativo desempenho quanto à escrita argumentativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Anunciada Nery Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas vinculadas à Lingüística Aplicada com atuação nos seguintes temas: produção textual, gêneros, letramento e formação docente. Possui artigos publicados em livros, revistas e anais de congressos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, atuando no ensino superior e médio.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

NERY RODRIGUES, M. A. A ARGUMENTATIVIDADE EM TEXTOS DE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 19–32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/7566. Acesso em: 8 dez. 2021.