OLHARES BAKHTINIANO E VYGOTSKIANO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS ÀS PESQUISAS EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Mayara Oliveira Nogueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Objetivamos, no presente trabalho, traçar algumas considerações a propósito das concepções bakhtiniana (Bakhtin, 2009) e vygotskiana (Vygotsky, 2001) a propósito de questões concernentes à língua, linguagem, signo, sujeito, dentre outras noções-chave do pensamento linguístico e filosófico de tais teóricos, alinhando-os às pesquisas em contextos pedagógicos. Para tanto, encadearemos pontos de aproximação e distanciamento das abordagens teóricas no campo do ensino e da aprendizagem a partir de uma perspectiva interacional que privilegia a dimensão social do processo educacional (Allwright; Bailey, 1991). Observou-se que uma das principais convergências entre os teóricos russos se refere ao entrecruzamento dos campos da linguagem e da educação, percebendo neste espaço um campo de coconstrução ativa do processo de aprendizagem (Freitas 2000-B).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Oliveira Nogueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (2013), com bolsa pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Possui graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (2011) e em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Faz parte do Grupo de Estudos em Alteridade e Política (UFES) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho (PUC-Rio). Advogada com experiência profissional nas áreas trabalhista, previdenciária e cível. 

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

OLIVEIRA NOGUEIRA, M. OLHARES BAKHTINIANO E VYGOTSKIANO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS ÀS PESQUISAS EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 82–92, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/8789. Acesso em: 8 dez. 2021.