CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE

Authors

  • Maria José Leite Lima
  • Ronaldo Mangueira Lima Jr Federal University of Ceará image/svg+xml

Abstract

Este trabalho objetivou investigar a influência da consciência fonológica e de relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência e da precisão leitoras de alunos com distorção idade-série. Dividido em pré-teste, intervenção e pós-teste, o estudo envolveu 94 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Fortaleza, CE. Os 16 alunos com distorção idade-série compuseram o Grupo de Estudo e o Grupo Controle. Foram empregados o Teste de Precisão e Fluência Leitora (CARVALHO; PEREIRA, 2009) e o Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS (MOOJEN, 2011), com os quais identificamos déficits na fluência e na precisão leitora bem como baixo rendimento nas habilidades de manipulação fonêmica dos alunos com distorção idade-série. Foram desenvolvidas 15 oficinas voltadas para o desenvolvimento da consciência fonológica e do conhecimento das relações grafofonêmicas, conduzidas com o Grupo Experimental. O pós-teste mostrou que há relação recíproca entre o baixo nível de consciência fonológica e o baixo desempenho na fluência e precisão leitoras, e que as oficinas contribuíram para melhorar as habilidades de fluência e precisão leitoras. Assim, foi elaborada uma proposta didática objetivando subsidiar o trabalho em sala de aula de língua portuguesa.

References

ALVA,G. M. S. Projeto estrutural de sapatas. 2007. Trabalho acadêmico - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria.

ARAÚJO, L. O. C. Método para previsão e controle da produtividade da mão de obra na execução de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

BARROS, M. M. S. B.; MELHADO, S. B. Serviços Preliminares de Construção e Locação de

Obras. 2006. Escola politécnica da cidade de São Paulo. São Paulo.

BORGES, A. M. O conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CANTEIRO planejado: Como projetar e montar canteiros eficientes para otimizar a logística e organizar a produção. Guia da Construção, n.134, set. 2012

COSTA, Wellington Rocha da. Autoconstrução. 2013. 124 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.

FALCÃO, A. S. G. Diagnóstico de perdas e aplicação de ferramentas para o controle da qualidade e melhoria do processo de produção de uma etapa construtiva de edificações habitacionais. 2001. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

FIESP. ConstruBusiness: Antecipando o futuro. In: Congresso Brasileiro da Construção. São Paulo. 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Alberto Roland. Formas de madeira para estruturas de concreto armado. Práticas de Construção Civil I, São Carlos 2006.

GUERRINI, F. M; TAUK, S.A; SACOMANO, J.B. A competitividade da construção civil brasileira, 1997. Trabalho acadêmico – Universidade de São Paulo, São Paulo.

LIBRAIS, Carlos Fabricio; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de. Produtividade da mão de obra no assentamento de revestimento cerâmico interno de parede. São Paulo, 2002 São Paulo: EPUSP, 2002. 23 p. – (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, BT/PCC/316)

MELO, A; BARBOSA, N; LIMA, M; SILVA, E. Desempenho estrutural de protótipo de alvenaria construída com blocos de terá crua estabilizada. 2011 Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 111-124, jun. 2011.

PORTER, M.E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SEVERINO, J. S. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

SIMÃO, P. S. Apresentação. A produtividade na construção civil brasileira: Brasília: GD7 Consultoria e Comunicação, 2012. P. 3

SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes, Como aumentar a eficiência da mão de obra: manual de gestão da produtividade na construção civil. São Paulo: Editora Pini, 2006

SOUZA, U. E. L; ARAÚJO, L. O. C. de. Desperdício de mão-de-obra na construção: avaliação para o caso dos revestimentos internos de paredes com argamassa. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2002, Foz do Iguaçu, Paraná.

SOUZA, U.E.L. Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de fôrmas para estruturas de concreto armado. São Paulo, 1996. 280p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 1996.

Published

2017-07-19

How to Cite

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS RELAÇÕES GRAFOFONÊMICAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA E PRECISÃO LEITORAS DE ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 118–138, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15550. Acesso em: 22 jun. 2026.